Menu Iniciar: Conheça o seu Menu Power User

Você que já utiliza o Windows 10, sabia que o menu Iniciar traz muitos atalhos à distância de um clique?

No menu Iniciar do Windows 10, existem muitos atalhos “escondidos” para ferramentas importantes e iremos falar de todos eles. Neste artigo, venha descobrir todos esses atalhos.

menu-contexto-iniciar-windows10

Onde se situam o menu Iniciar e o seu Menu Power User?

No Windows 10 como no Windows 8 e Windows 8.1, existe um menu que foi apelidado de Menu Power User. Este menu pode ser activado através do teclado usando as teclas do Windows + X ou com o rato (mouse) clicando com o botão do lado direito no menu Iniciar.

Nesse menu, você encontrará atalhos para “Programas e Funcionalidades”, “Opções de Energia” e até para a “Linha de Comandos” ou para o “Painel de Controlo” e ainda para o “Gestor de Tarefas” que já aqui falámos (clique para ver). Aqui, você também poderá encerrar (desligar) o seu computador, ou terminar a sessão.

Os atalhos do Menu Power User

Já de seguida, iremos enumerar cada um dos atalhos e explicar para que servem.

Programas e Funcionalidades

ou “Programas e Recursos” (em português do Brasil)

Aqui, você poderá gerir e apagar os seus programas que instalou no seu computador. Poderá também abrir através do Painel de Controle.

Opções de Energia

Este atalho vai levá-lo directamente ao Painel de Controlo em “Opções de Energia“, onde poderá entre outras coisas controlar a luminosidade do ecrã (tela), a suspensão, etc.

Visualizador de Eventos

Aqui, você poderá ver todos os eventos que aconteceram no seu computador. Esta ferramenta tem como objectivo identificar todos os eventos administrativos, eventos relativos aos registos do Windows, eventos de Serviços e Aplicações e Subscrições.

É aqui que, com conhecimentos aprofundados em Informática, é possível descobrir vários erros que possam ter decorrido no funcionamento do computador.

Esta ferramenta é geralmente utilizada pelos técnicos informáticos.

Sistema

Este atalho direcciona para o Painel de Controlo em “Sistema“. Você poderá também ter acesso a esta janela usando o seu teclado e carregar na tecla Windows + Pause/Break.

Aqui, você terá acesso a um vasto conjunto de informações sobre a sua máquina: Processador, Memória RAM, Tipo de Sistema Operativo, Nome de computador, Descrição do computador. Você poderá também ver se o seu Windows está ou não activado.

Gestor de Dispositivos

ou “Gerenciador de Dispositivos” (em português do Brasil)

Se você precisa instalar um dispositivo é aqui que você deverá vir para saber se os drivers estão todos instalados e actualizados.

Ligações de Rede

ou “Conexões de Rede” (em português do Brasil)

Este atalho “Ligações de Rede” tem como objectivo gerir (gerenciar) as redes que normalmente você usa, com e sem fio.

Aqui você poderá ver todas as redes onde ligou o seu computador, seja com cabo ou sem cabo.

No caso de você ter uma antena wireless (o que é comum em PC’s portáteis ou notebooks e tablets), você poderá controlar todas as redes, apagar cada uma delas e ver as senhas de cada uma delas.

Gestão de discos

ou “Gerenciador de Disco” (em português do Brasil)

Clicando em “Gestão de discos“, você irá ver todos os discos (HD’s) mecânicos, SSD’s, Pendrives, CD’s e DVD’s que você tiver conectado na sua máquina.

Aqui você poderá gerir (gerenciar) o espaço dos discos (HD’s), criar e eliminar partições (dividir discos em 2, 3 ou mais partes e eliminá-las).

Gestão de computadores

ou “Gerenciamento do Computador” (em português do Brasil)

Na “Gestão de computadores“, você poderá ter acesso a várias ferramentas do sistema: programador de tarefas, visualizador de eventos, pastas partilhadas, utilizadores e grupos locais, desempenho e gestor de dispositivos.

Clicando em “Armazenamento” e em seguida em “Gestão de discos” você voltará ao ponto anterior.

Quando você clicar em “Serviços e aplicações” e em seguida em “Serviços“, você irá ver a lista de serviços que existem no seu computador. Alguns são activados automaticamente, outros não estão em execução e poderão ser activados manualmente.

Em “Controlo WMI“, você poderá configurar e controlar o serviço WMI (Windows Management Instrumentation ou Instrumentação de gestão do Windows).

Linha de Comandos

ou “Prompt de Comando” (em português do Brasil)

Existem dois atalhos: Linha de Comandos e Linha de Comandos (Admin). Esta linha de comandos é a interface do Painel de Controlo a base de comandos escritos. Aqui você poderá fazer tudo como faria no Painel de Controlo ou no Explorador de Ficheiros, mas através de comandos.

A diferença entre a “Linha de Comandos” e a “Linha de Comandos (Admin)” reside no facto da segunda ser executada com privilégios de administrador do seu sistema operativo. Existem situações em que se requer a permissão do administrador para executar um determinado comando.

Gestor de Tarefas

ou “Gerenciador de Tarefas” (em português do Brasil)

Este é mais um atalho para o Gestor de Tarefas que já falámos em um artigo anterior (clique aqui para ver ou rever).

Recorde que poderá também usar a combinação de teclas Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gestor de Tarefas.

Painel de Controlo

ou “Painel de Controle” (em português do Brasil)

Você poderá abrir aqui o Painel de Controlo que tem os seus dias contados (ver notícia aqui) e deverá ser substituído em uma próxima actualização pela janela das Definições (“Configurações“).

Explorador de Ficheiros

ou “Explorador de Arquivos” (em português do Brasil)

O Explorador de Ficheiros é onde você gere as suas pastas e ficheiros (arquivos) do seu computador ou tablet.

Procurar

Este atalho activa a Cortana, ou no caso de não ter ainda disponível no seu computador, irá activar a Procura no Windows que se situa na barra de tarefas.

Executar

Este atalho irá abrir o comando “Executar“, onde você poderá digitar outros comandos, tal como na “Linha de Comandos“.

Encerrar ou terminar sessão

ou “Desligar ou sair” (em português do Brasil)

Com este atalho, você poderá Terminar a sessão (fechar a actual e bloquear a tela do seu computador), Suspender o seu computador (já aqui falámos sobre esse assunto, clique aqui para ver), Encerrar ou Reiniciar.

Ambiente de Trabalho

ou “Área de Trabalho” (em português de Brasil)

Este atalho irá minimizar todas as janelas que estão activas e abertas em seu ecrã (tela) do computador e irá mostrar o Ambiente de Trabalho. Poderá também usar a seguinte tecla de atalho: tecla do Windows + D.

E você, já conhecia o Menu Power User? Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.