Calendário do Google: Aprenda a evitar SPAM. Saiba tudo.

Se você usa um smartphone Android com conta de Gmail, você pode estar sujeito a ver esse SPAM no calendário (agenda).

O Calendário ou Agenda da Google tem uma falha que pode ser aproveitada para espalhar SPAM nas contas dos utilizadores. Saiba como se proteger.

SPAM Calendário Google

O Calendário ou Agenda da Google é a aplicação que permite o utilizador marcar os seus eventos, lembranças e compromissos. Ao ligar a sua conta Google no seu smartphone ou tablet Android, poderá sincronizar os dados entre o site e a app (aplicação) do dispositivo móvel. Só assim receberá os avisos (notificações) de novos eventos, lembranças e/ou compromissos.

Esta app (aplicação) vem instalada em todos os smartphones Android, sejam eles Samsung, Xiaomi, Nokia ou qualquer outra marca. Porém, também está acessível na Internet através do link https://calendar.google.com/calendar/.

SPAM no Calendário ou Agenda

No final de Agosto de 2019, foi descoberto um SPAM em várias contas Google que se espalhava pelo Calendário (ou Agenda para os brasileiros). Trata-se de um evento publicado por “alguém” sem o conhecimento do proprietário da conta de Gmail.

O evento já apareceu com várias formas. No meu caso, como pode ver na imagem de apresentação do artigo, apareceu com título “Your iPhoneX is ready for Pickup” (em Português “O seu iPhoneX está preparado para ser recolhido”).

Porque é que aparece SPAM no calendário?

Existe uma função no Calendário do Google que permite receber, sem nenhuma autorização, qualquer evento público partilhado por qualquer pessoa. Essa função que deveria vir desactivada, por acaso vem activada quando se cria uma conta Google (Gmail).

Vamos identificar essa função e desactivá-la já de seguida.

Como evitar SPAM no Calendário (Agenda)?

Para seguir este tutorial, deverá usar um computador ou então abrir o calendário (agenda) numa página web, ou seja, usando o navegador (browser). Clique aqui para abrir o calendário numa página web. Se você ainda não entrou na sua conta Google, deverá fazê-lo antes de prosseguir.

Segundo o site “The Verge” (clique aqui para abrir), existe uma maneira de configurar o calendário para que não receba mais SPAM.

Em primeiro, você deve impedir que seja adicionado automaticamente qualquer convite que possa ser enviado para o seu Calendário (Agenda) e depois impedir que seja adicionado qualquer evento relacionado com o Gmail.

Passo # 1: Abrir as Definições (Configurações)

Clique no ícone parecido com uma roda dentada  (Settings)  no canto superior direito da página e seleccione “Definições” (Configurações).

Calendário - Definições

Passo # 2: Definições do evento

Clique em “Definições do evento” e em “Adicionar automaticamente convites“.

Calendário - Definições do eventoAo clicar em “Adicionar automaticamente convites“, você poderá optar entre as três opções:

  • Sim (ou seja, qualquer pessoa pode adicionar um evento público no seu calendário)
  • Sim, mas não enviar notificações de eventos a não ser que responda “Sim” ou “Talvez”
  • Não, mostrar apenas os convites aos quais eu respondi.

Deverá escolher “Não, mostrar apenas os convites aos quais eu respondi“, como mostramos na seguinte imagem:

Calendário - Definições do evento

Para finalizar, deverá puxar a página para baixo e localizar os Eventos do Gmail. Quando você estiver aí, vai desactivar ou desmarcar o visto azul em “Adicionar automaticamente eventos do Gmail ao meu calendário” (ver imagem seguinte).

Calendário - Definições do evento

Depois deverá confirmar com OK clicando lá na seguinte mensagem: “Eventos do Gmail – Não adicionar automaticamente: Deixará de ver eventos adicionados automaticamente a partir do seu email. Os eventos adicionados a partir do Gmail irão ser removidos.”.

Calendário - Definições do evento

Assim que clicar em OK, repare que já desmarcou o visto.

E pronto, a partir de agora, pode ter a certeza que não irá mais receber esses eventos SPAM no Google Calendário (Google Agenda). Gostou do artigo? Se sim, não se esqueça de partilhar o nosso artigo.

E você, já recebeu esse SPAM no Calendário? O que é que você fez?

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.