ChatGPT vai ser utilizado com IA para atender chamadas de emergência do 112 já a partir de 2025
Ainda falta algum tempo, cerca de dois anos, mas tudo indica que o ChatGPT vai ser utilizado para ajudar no atendimento de chamadas do 112.
Sistema como o ChatGPT vai atender chamadas para o 112
Nesta terça-feira, dia 20 de Junho de 2023, durante o evento MAI Tech, na Universidade do Porto, António Pombeiro, o actual secretário-geral adjunto do Ministério da Administração Interna, declarou que Portugal está a preparar-se para, a partir de 2025, começar a utilizar o sistema no atendimento de chamadas gerido por um assistente virtual como o ChatGPT, equipado com Inteligência Artificial (IA).
Por agora, o responsável advertiu que está a trabalhar com um projecto-piloto e sendo uma tecnologia muito recente, existe a necessidade de fazer muitos testes até chegar a uma conclusão. No entanto, foi garantido que, com a quantidade de chamadas gravadas, vai ser possível identificar se as chamadas são ou não falsas.
A IA contará com o apoio dos humanos
Além disso, este recurso será usado em casos de congestionamento de telefonemas, que permitirá dar uma primeira abordagem ao telefonema, sendo depois reencaminhado sempre para um humano que irá dar continuação ao telefonema. “O sistema nunca levará a chamada até ao final”, garantiu António Pombeiro.
Esta aposta surge assim no âmbito de um investimento de 11,5 milhões de euros durante os próximos cinco anos, de acordo com José Luís Carneiro, o actual ministro da Administração Interna.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.