Notícias

ChatGPT vai ser utilizado com IA para atender chamadas de emergência do 112 já a partir de 2025

Ainda falta algum tempo, cerca de dois anos, mas tudo indica que o ChatGPT vai ser utilizado para ajudar no atendimento de chamadas do 112.

Sistema como o ChatGPT usado no INEM 112 a partir de 2025

Sistema como o ChatGPT vai atender chamadas para o 112

Nesta terça-feira, dia 20 de Junho de 2023, durante o evento MAI Tech, na Universidade do Porto, António Pombeiro, o actual secretário-geral adjunto do Ministério da Administração Interna, declarou que Portugal está a preparar-se para, a partir de 2025, começar a utilizar o sistema no atendimento de chamadas gerido por um assistente virtual como o ChatGPT, equipado com Inteligência Artificial (IA).

Por agora, o responsável advertiu que está a trabalhar com um projecto-piloto e sendo uma tecnologia muito recente, existe a necessidade de fazer muitos testes até chegar a uma conclusão. No entanto, foi garantido que, com a quantidade de chamadas gravadas, vai ser possível identificar se as chamadas são ou não falsas.

A IA contará com o apoio dos humanos

Além disso, este recurso será usado em casos de congestionamento de telefonemas, que permitirá dar uma primeira abordagem ao telefonema, sendo depois reencaminhado sempre para um humano que irá dar continuação ao telefonema. “O sistema nunca levará a chamada até ao final”, garantiu António Pombeiro.

Esta aposta surge assim no âmbito de um investimento de 11,5 milhões de euros durante os próximos cinco anos, de acordo com José Luís Carneiro, o actual ministro da Administração Interna.

Fonte(s):

 

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!


Discover more from i-Técnico

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rui Silva

Desde sempre apaixonado pela Informática, aos 11 anos, Rui Silva teve a sua primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criou o site "i-Técnico - Informática Para Todos" tornando-se o seu administrador e criador de conteúdos.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.