GMAIL: Atenção! Você pode perder a sua conta por causa do excesso de fotos

É já no próximo mês de Junho de 2021 que a Google vai ter novas políticas e você pode perder a sua conta de Gmail!

Saiba o que está a acontecer com as contas de Gmail e veja como evitar perder a sua.

Google Fotos

Em Dezembro de 2020, a Google enviou um e-mail a todos os seus utilizadores (usuários) explicando o que irá acontecer em Junho de 2021.

Se você costuma guardar todos os e-mails, poderá encontrá-lo procurando pelo assunto “Alterações importantes às políticas de armazenamento da Conta Google”. Foi enviado em meados de Dezembro de 2020. Talvez você tenha ignorado, como eu, mas o certo é que a Google vai mudar mesmo as suas políticas.

CUIDADO! VOCÊ PODE MESMO PERDER A SUA CONTA GOOGLE!

Sim, leu bem. A Google está a apertar mais o cerco no que respeita à utilização dos seus serviços. Mas agora que eu já captei a sua atenção, vamos ver esse e-mail:

Caro utilizador do Google,

Estamos a contactar para informar que anunciámos recentemente novas políticas de armazenamento para Contas Google que utilizam o Gmail, o Google Drive (incluindo ficheiros do Google Docs, Sheets, Slides Desenhos, Forms e Jamboard) e/ou o Google Photos que nos colocam em conformidade com as práticas da indústria. Uma vez que utilizou um ou mais destes produtos no armazenamento da sua Conta Google, gostaríamos de dar-lhe informações acerca das novas políticas antes de estas estarem em vigor a 1 de junho de 2021. Abaixo, fornecemos um resumo das novas políticas. Consulte o nosso artigo do Centro de Ajuda para obter uma lista completa das alterações.

Resumo das novas políticas (em vigor a 1 de junho de 2021)

  • Se a sua conta estiver inativa há 2 anos (24 meses) no Gmail, no Drive ou no Fotos, poderemos eliminar os conteúdos no(s) produto(s) em que se regista inatividade. Os membros do Google One que estiverem dentro da respetiva quota de armazenamento e em conformidade não serão afetados por esta nova política de inatividade.
  • Se ultrapassar o seu limite de armazenamento durante 2 anos, poderemos eliminar o seu conteúdo no Gmail, no Drive e no Fotos.

O e-mail ainda continua explicando o que isso vai significar para o utilizador. Mas o principal está explicado aí acima.

Após 1 de Junho de 2021, se a sua conta estiver inactiva durante 2 anos (24 meses) ou acima do limite de armazenamento, serão enviados lembretes e notificações por e-mail com antecedência e antes da eliminação de qualquer conteúdo, até a sua conta ser completamente eliminada.

Neste momento, não precisa preocupar-se com o espaço que as suas fotos estão a ocupar no Google Fotos, mas a partir dessa data, dia 1 de Junho de 2021, todas as fotos e vídeos que forem carregados posteriormente, irão ocupar espaço.

O que deve fazer para evitar perder a conta Gmail?

Já falámos aqui no “i-Técnico” sobre o espaço (ou a falta dele) que existe no Gmail, por este ser partilhado com todos os outros serviços da Google, incluindo o Fotos. Nesse artigo, também explicámos

  • Como ver o espaço disponível na sua conta
  • Como gerir o armazenamento
  • O que é o Google One e como aderir.

Clique aqui para ver esse artigo e veja como evitar perder a sua conta Google!

Gmail: Tem até 15GB de dados gratuitos. É muito ou pouco?

A partir de agora, deverá entrar regularmente na sua conta Gmail e nos outros serviços da Google (Fotos e Drive) para não correr o risco de perder tudo o que tem lá. Pois, se não o fizer, ao fim de 2 anos (24 meses) poderá perder tudo.

Fonte(s):

E você, que medidas vai tomar para salvar a sua conta de Gmail? Deixe-nos o seu comentário.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

2 Replies to “GMAIL: Atenção! Você pode perder a sua conta por causa do excesso de fotos”

  1. Como assim? Vamos ter de pagar para poder guardar as coisas agora? Qualquer dia, até para enviar e-mails vamos ter de pagar.
    Tirando isso, parabéns pelo artigo. Está bem explicado. Obrigado.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.