NOS (a operadora), a partir de 15 de Fevereiro de 2020, vai acabar com e-mails pertencentes à CLIX

Se você tem um e-mail que pertence à Clix, deve desde já mudar de e-mail.

Já a partir do próximo dia 15 de Fevereiro de 2020, a NOS vai acabar com vários e-mails. Saiba neste artigo o que vai acontecer e veja o que deve já fazer.

NOS acaba com e-mails

O que é a CLIX? O que tem a ver com a NOS?

Conheça a história da Clix, que foi uma empresa portuguesa importante…

Em 27 de Outubro de 1999, a marca Clix era lançada pela Novis, uma empresa de telecomunicações que pertencia ao Grupo Sonae. Disponibilizava um serviço de acesso grátis à Internet (o cliente pagava apenas o custo de chamadas telefónicas) por Modem analógico ou RDIS. Assim, nascia o portal www.clix.pt.

Em 2010, a 21 de Janeiro, a Sonaecom decide fundir as duas marcas Clix e Optimus, formando a “Optimus Clix”. Começava a rivalidade entre a Zon e a MEO.

Nos finais de 2012, em Dezembro, foi anunciada a intenção de fusão da ZON e da OPTIMUS. Mas só a 27 de Agosto de 2013, é que nasceu a ZON OPTIMUS.

No dia 16 de Maio de 2014, a ZON OPTIMUS apresentou a nova marca NOS. Assim, a NOS ficaria responsável pelos serviços antigos disponibilizados pela OPTIMUS.

Passados dois anos, em Setembro de 2015, a Optimus Clix foi descontinuada.

Campanhas de TV da Clix

Eram várias as campanhas publicitárias da Clix, muitas delas encontram-se no YouTube, em que o slogan era “fazer clix custa nix“. Era tudo à “borlix” (borla, de graça).

Passados 20 anos, a NOS acaba com os e-mails de vários domínios

Mas o que são domínios? O e-mail é composto por duas partes separadas pelo @: a primeira parte é aquela que identifica o utilizador e a segunda parte é o tal domínio.

Os domínios que a NOS vai acabar são os seguintes:

  • clix.pt
  • kanguru.pt
  • mail.pt
  • oniduo.pt
  • optimus.clix.pt,
  • oninetspeed.pt
  • oninet.pt
  • mail.optimus.pt

Mas onde está essa informação?

Segundo o Tugaleaks, a decisão foi tornada pública em finais de Outubro no Fórum da NOS. Clique aqui para abrir o artigo do fórum.

Tenho uma conta dessas. O que fazer?

Se você é cliente de uma conta de e-mail da clix.pt, kanguru.pt, mail.pt, oniduo.pt, optimus.clix.pt, oninetspeed.pt, oninet.pt e mail.optimus.pt certamente já deve ter recebido algum e-mail com essa informação, tal como aconteceu com a IOL (ver ou rever o artigo clicando aqui).

No fórum da NOS (clique aqui para abrir), você encontrará as informações necessárias para a exportação do seu antigo e-mail para uma Conta Gmail e para uma conta Hotmail/Outlook. Para criar uma conta de e-mail no Google, é muito fácil e já explicámos aqui no i-Técnico. Veja ou reveja o artigo clicando aqui. Poderá também transferir os seus e-mails para o seu e-mail da Sapo.

Se você faz parte desses 18 mil utilizadores, a hora de reencaminhar todos os e-mails para uma nova conta é agora. Depois será tarde demais. Pois, ainda de acordo com o artigo do Tugaleaks, “com a descontinuação do serviço, o redireccionamento deixa de ser possível”, ou seja, assim que o serviço for fechado você não poderá mais ter acesso ao serviço nem reencaminhar os e-mails para o Gmail, Hotmail ou outro serviço de e-mails.

Resta-nos dizer: Adeus Clix, foi um prazer!

 


Não se esqueça de subscrever a nossa página de Facebook. É só clicar no botão azul abaixo. Se gostou do artigo, utilize os logotipos das redes sociais mais abaixo para partilhar no Facebook, Twitter e LinkedIn.


Fontes: Wikipedia (Optimus Clix | NOS) / Tugaleaks / Forum NOS

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.