Quinta-feira, Junho 20, 2024

OpenAI lançou uma versão nova e actualizada do ChatGPT, o ChatGPT 4o.

Na segunda-feira, dia 13 de Maio de 2024, a OpenAI anunciou um novo modelo generativo de Inteligência Artificial (IA), o ChatGPT 4o (o “o” significa “omni”).

Porquê “Omni”?

A nova versão ChatGPT 4o (omni) foi assim chamada porque, segundo Mira Murati, a CTO (diretora técnica) da OpenAI, “o GPT-4o raciocina através de voz, texto e visão”.

ChatGPT-4o, uma evolução do ChatGPT-4

ChatGPT-4 foi oficialmente lançado em 14 de Março de 2023 e disponibilizado para os utilizadores por meio de uma assinatura paga (clique aqui para abrir o artigo).

A 13 de Maio de 2024, a nova versão ChatGPT-4o, lançada gratuitamente para todos os utilizadores, consegue interpretar tudo! Consegue ler texto, analisar fotos ou imagens, mas também reconhece vídeos.

Como é uma inteligência artificial multimodal, já foi treinado com voz e com vídeo, logo será possível ter uma conversa como se fosse uma pessoa, ao ponto de interromper uma resposta do ChatGPT e este retomar a conversa.

Por exemplo, o ChatGPT consegue reconhecer todo o tipo de som, como uma respiração ofegante. Além disso, você pode usar a câmara do seu smartphone para mostrar um vídeo para o ChatGPT e este pode ajudar o utilizador de acordo com o tipo de ajuda solicitada.

Por outras palavras, imagine que está a fazer uma corrida, pára de repente e fica com a respiração ofegante. Você pode usar o áudio para perguntar ao ChatGPT dicas para abrandar essa respiração. Com o uso da câmara, você pode pedir ao ChatGPT para interpretar texto, como um trecho de um código de programação ou uma equação.

No vídeo de apresentação, ainda assistimos a uma conversa em que configuraram o ChatGPT para traduzir em tempo real uma conversa entre duas pessoas. Com o recurso a um smartphone, podemos ver a Mira Murati falando em italiano e o ChatGPT a traduzir para inglês e vice-versa. Assim, Mark Chen conseguiu ter um diálogo com a Mira.

Já disponível em cerca de 50 idiomas, a OpenAI garante que o GPT-4o é duas vezes mais rápido e tem limites de taxa mais altos do que o anterior GPT-4 Turbo.

Uma app ChatGPT para computadores

Nos smartphones, já existe uma app para iOS e outra para Android. Agora, a novidade é que a OpenAI anunciou uma app para MacOS e outra para Windows.

Veja ou reveja a apresentação do GPT-4o clicando aqui. O vídeo está em inglês.

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.