Quais são as novidades do Termos de Utilização da Google?

A Google antecipou ontem usando várias formas de aviso (na sua página principal e por e-mail) que tem a intenção de mudar os Termos de Utilização (clique aqui para ver). Mas que novidades isso nos traz e como nos prevenir?

GooglePlus-Novidades

As novidades são ao nível da privacidade do utilizador, pois a Google pretende usar (se assim o utilizador quiser e deixar) o uso da foto dos seus utilizadores com mais de 18 anos em publicidades como as que apresentamos já de seguida:

GooglePlus-Novidades_001small
(Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

Estas fotos e imagens são normalmente as que colocámos no nosso perfil do Google, através de um dos seus serviços (Google+, Gmail ou YouTube) usando o PC (computador) ou um dispositivo móvel (smartphone ou notebook). Assim como aparecerão as nossas fotos poderá também aparecer o nosso nome.

Já de seguida, vamos ver como evitar que a Google nos surpreenda e nos torne famosos com fotos nossas colocadas em sites com fins publicitários.

É possível proteger as nossas fotos?… e como?

Passo 1: Abre as definições do Google+

Sim é possível! Para isso basta irmos às definições do Google+ (clicar aqui para seguir directamente).

Passo 2: Abre as aprovações / recomendações partilhadas

Em Aprovações Partilhadas clique em Editar. Poderá seguir directamente para a página em questão clicando aqui.

Passo 3: Desative a caixa de verificação

Onde diz “De acordo com a minha atividade, a Google poderá apresentar o meu nome e fotografia do perfil em recomendações partilhadas que apareçam em anúncios.” deverá clicar na caixa do lado esquerdo para desativar o visto (que por defeito vem ativado) e clicar em Guardar.

(Clique na imagem para ver em tamanho maior.)
(Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

Passo 4: Confirmação da desativação

A Google requer a confirmação e pergunta se temos a certeza informando que “ao desativar a definição, os nossos amigos beneficiarão menos das nossas recomendações”.

Clique em Continuar para confirmar a desativação.

GooglePlus-Novidades_003

Aqui está mais um tutorial que será certamente muito útil para os que não querem ser surpreendidos com as suas fotos como publicidade em sites como “Spas de verão”, “compra e venda de telemóveis” etc.

Não se esqueça que se for utilizador com menos de 18 anos, não terá de se preocupar com esta novidade, mas convém sempre saber!

Nota:

Estes novos Termos de Utilização serão aplicados a partir do próximo dia 11 de Novembro de 2013, mas convém desde já desativar a partilha das nossas fotos e nomes, de forma a mantermos a nossa privacidade.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

2 Replies to “Quais são as novidades do Termos de Utilização da Google?”

  1. Muito bom este artigo, de uma explicação imensurável, que facilita o nosso entendimento, as imagens então ficaram muito boas, Amei este novo aspecto do Site, não fica atrás de nenhum outro site. Tás de parabéns.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.