Qwant: O motor de busca que respeita a sua privacidade

Você sabia que, além do Google, há outros motores de buscas? Então, vamos apresentar um outro motor de buscas, chamado Qwant.

Mas o que é esse motor de buscas Qwant? Quando foi criado e por quem? Como abrir esse site? Continue a ler o nosso artigo, pois iremos responder a essas perguntas.

Qwant - Motor de busca que respeita a sua privacidade

O que é Qwant?

Após dois anos de pesquisa e desenvolvimento, a 16 de Fevereiro de 2013, o mecanismo de pesquisas Qwant viu a sua versão beta ser lançada ao público. A primeira versão estável foi lançada a 4 de Julho do mesmo ano.

Desde o seu lançamento, é anunciado que o Qwant não irá rastrear os seus utilizadores, nem vender os seus dados pessoais, mas irá garantir a sua vida privada. Além disso, quer manter a neutralidade na apresentação dos resultados, ou seja, a mesma pesquisa feita em outro motor de buscas poderá apresentar resultados diferentes.

Como, quando e por quem foi criado?

Em Junho de 2011, Qwant foi fundado na cidade de Nice, por três pessoas: Jean-Manuel Rozan, Patrick Constant (através da sua sociedade Pertimm que desenvolveu outros motores de buscas) e por Éric Léandri.

A companhia, que tem o mesmo nome do motor de buscas (Qwant SAS), emprega cerca de 160 funcionários e estão distribuídos em várias cidades francesas (Paris, Nice, Ajaccio, Rouen, Epinal). Também tem escritórios na Alemanha e na Itália.

Qual é a origem da palavra Qwant?

Segundo os seus criadores, o nome Qwant também tem uma história como o Google. A letra Q representa a palavra “Quantités” (do francês que significa “quantidades”), que evoca a massa de dados que o robô de indexação percorre diariamente, com o resto da palavra want vem do inglês e significa “querer”, mas poderá ser a abreviatura de wanted (procurado).

A primeira letra Q também poderia designar “Quantique” (do francês que significa “quântico”).

Um pouco de história…

A 16 de Fevereiro de 2013, Qwant foi oficialmente lançado na versão beta em 15 países e 35 línguas. Em 4 de Julho do mesmo ano, foi lançada a sua versão definitiva em francês.

Em 2015, no dia 14 de Abril, Qwant apresenta a segunda versão do seu motor de buscas com uma nova interface gráfica (apresentação). Com o intuito de expandir este serviço, o Banco Europeu de Investimento anuncia um investimento de 25 milhões de euros na sociedade.

Nos finais de 2015, em 4 de Dezembro, anunciam o lançamento de Qwant Junior, um motor de buscas para os mais novos com idades de 6 a 12 anos (parecido com o Kiddle que já falámos no “i-Técnico”). A 15 de Outubro de 2019, Qwant Junior ficou com um novo design.

Em Maio de 2016, o site declara que recebeu 21 milhões de visitas, metade delas vindas de França e 30% da Alemanha.

Para continuar a sua evolução, no mesmo ano, foi assinada uma parceria com a gigante americana Mozilla Foundation e resultou daí uma nova versão do navegador Firefox com foco na utilização do Qwant.

Mais recentemente, em 27 de Março de 2019, Wiko assina uma parceria com Qwant e lança a nova versão do seu smartphone View 2 Pro, mas com Qwant como motor de buscas (clique aqui para saber o que é um motor de buscas).

Quais são as funcionalidades?

Ao contrário do Google, quando se abre a página do motor de buscas Qwant, nota-se que a página não tem um visual simples (excepto na versão Lite), mas com uma barra cheia de cores, baseadas nas cores do logotipo de Qwant. De acordo com o blog (clique aqui para abrir), este design actual foi lançado a 4 de Julho de 2018.

Na versão portuguesa, repare-se que o slogan continua em inglês “The search engine that respects your privacy” (que significa “O motor de buscas que respeita a sua privacidade”). Mas não é só aí que faltou a tradução do motor de buscas. Quando se faz uma pesquisa, aparecem também algumas coisas em inglês.

É possível criar uma conta e fazer o respectivo login para manter as suas preferências em qualquer dispositivo onde utilizar o motor de buscas.

Qwant tem outras funcionalidades como:

  • Modo escuro;
  • Definições;
  • Qwant causes;
  • Qwant Junior;
  • Music;
  • Maps (beta);
  • Pesquisas por imagens;
  • Pesquisas pelas redes sociais (objectivo: encontrar perfis nas redes sociais);
  • Pesquisas por vídeos;
  • Pesquisas por novidades (notícias).

Mas como abrir esse site? É o que vamos ver já de seguida.

Como abrir o motor de buscas Qwant?

Clique aqui para abrir ou digite no navegador:

https://www.qwant.com.

Na prática, como é pesquisar com Qwant?

Qwant não difere muito do Google no que respeita ao seu funcionamento. No site, existe uma barra de pesquisa que diz “O que está à procura?” com uma lupa, inseridos numa barra cheia de cores no fundo. Basta clicar nesse campo, escrever o que quer procurar e pressionar a tecla “Enter” ou clicar na lupa. E depois será apresentada uma lista de resultados.

Quer ver esse motor de buscas na prática? Clique aqui.

E você, já conhecia este motor de buscas? Gostou dele? Vai começar a usá-lo? Deixe-nos o seu comentário.

 


Ajude-nos a crescer! Siga as nossas redes sociais para receber em primeira mão todas as novidades e actualizações. Como? Leia o nosso artigo clicando aqui. Se gostou deste artigo do Qwant, partilhe-o com os seus amigos.


Fonte: Qwant / Wikipedia

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.