Sexta-feira, Julho 19, 2024
Windows 10Windows 11

Windows 10 já chegou à última versão, a 22H2! Entenda.

O Windows 10 chegou à última versão. Saiba o que isso significa.

Windows 10

Na quinta-feira, dia 27 de Abril de 2023, a Microsoft informou que a versão mais actual do Windows 10, a 22H2, será a última versão lançada para o sistema operativo (🇧🇷sistema operacional).

Consequentemente, o Windows 10 não será mais actualizado.

O que vai acontecer com o Windows 10?

Se o Windows 10 receber mais actualizações, vai tornar-se um sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) obsoleto, vulnerável e aberto a ataques maliciosos, assim como as versões anteriores do Windows (Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8). 

Mas, isso só vai acontecer a partir do dia 14 de Outubro de 2025!

Ademais, você poderá continuar a usar o Windows 10 como tem feito até hoje. Pois, até lá, todas as edições continuarão a receber suporte com actualizações mensais de segurança.

Além disso, as versões LTSC (do inglês “Long-Term Servicing Channel“) continuarão a receber actualizações e serão descontinuadas em Janeiro de 2027.

Porque isso acontece?

A decisão tomada pela Microsoft reflecte a necessidade de focar no desenvolvimento de um único sistema operativo (🇧🇷sistema operacional), o Windows 11. Encerrando assim esse ciclo, a Microsoft trará mais funcionalidades para o Windows 11.

Quem acompanhou as actualizações do Windows 10, deve ter reparado que a Microsoft não tem implementado novas funcionalidades e que, aos poucos, o Windows 10 tem vindo a estagnar. Consequentemente, a última actualização para a versão 22H2 foi só focada em correcções de problemas e não trouxe nenhuma funcionalidade nova.

Mudar para o Windows 11 é uma questão urgente?

Não. Pode ficar ainda com o Windows 10 até 2025, pois até lá ele ficará seguro.

Porém, após 14 de Outubro de 2025, é conveniente actualizar para um sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) mais recente.

Actualmente, o Windows 11 é o sistema mais recente. É para essa versão que deve actualizar, se assim o quiser fazer.

Ademais, já existem fontes que indicam o desenvolvimento do próximo Windows, o Windows 12. Mas, não se sabe ainda quando vai ser lançado.

Fique mais por dentro do Windows 11 seguindo o nosso site, clicando aqui.

 

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.