Vêm aí novidades: já existe uma nova versão do Edge baseada no Chromium.
Neste artigo, além de mostrarmos a nova versão do Edge, que poderá bem ser a próxima versão final, iremos explicar o que é o Chromium e, finalmente, mostraremos onde baixar essa nova versão.
Regressando uns anos…
Em 2015, quando foi lançado o Windows 10, este veio dotado de um novo navegador, o Edge, que prometia ser um navegador melhor que o anterior, o Internet Explorer.
Esta necessidade já se fazia sentir há muitos anos, pois o Internet Explorer era muito pouco usado, uma vez que os utilizadores preferiam os navegadores da concorrência.
Voltando aos dias actuais
Depois de algumas actualizações do Windows 10, o Edge começou a aceitar algumas extensões, para ficar mais personalizado à imagem da forte concorrência (Chrome e Firefox).
Mesmo assim, a Microsoft não ficou satisfeita com o seu navegador, continuou e continua o seu desenvolvimento. Desta vez, associou o Chromium ao Edge.
O que é o Chromium?
Chromium é um projecto de navegador web de código aberto no qual o Chrome, navegador da Google, se baseia no seu código-fonte.
Agora, o Edge vai ficar baseado no Chromium, no mesmo código-fonte do Chrome.
Porém, é preciso que se note que para criar o Chrome, a empresa “Google LLC” não utiliza apenas o código-fonte do Chromium, pois também adiciona muitas outras funcionalidades como a integração do Flash Player e de um leitor de PDF interno, sistema automática de actualizações conhecido por GoogleUpdate, entre outros.
Que benefícios trarão essas mudanças para o Edge?
De acordo com o site “The Verge“, o Edge vai poder contar com muitas novidades, como por exemplo, uma nova loja de extensões e assim, desenvolver-se-ão mais extensões para ajudar e melhorar a experiência de navegação com este browser. Além dessa novidade, também se espera contar com um sistema de sincronização (clique aqui para ver o que é a sincronização de navegadores) e backup dos dados dos utilizadores.
A Microsoft pretende assim, que o seu navegador seja mais rápido, mais fiável e mais utilizado, colocando-o lado a lado com os da concorrência.
Onde baixar o novo Edge?
Está tudo no fórum chinês “PCbeta”. Poderá clicar aqui para abrir a conversa. Porém, nós do site “i-Técnico” não recomendamos a instalação da nova versão, pois ainda não é a definitiva. Logo, deverá trazer muitos problemas e estará muito instável.
Se mesmo assim quiser instalar o novo Edge, clique aqui e faça-o numa máquina virtual (clique aqui para ver o que é).
No entanto, se você não quiser arriscar em instalar essa versão, o canal de YouTube “Windows Central” publicou o seguinte vídeo de 15 minutos em inglês, que apresenta o navegador Edge baseado no Chromium.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Ótimo, pois o Chrome está dando problemas no Windows 10, alguns sites demoram para abrir ou não abrem. Neste caso estou utilizando o Firefox como 2ª opção. Vamos ver se o Edge alavanca, pois o mesmo está se tornando um pouco lento. Abraços a Equipe i-Técnico Informática para todos pelo artigo.
Olá Marcelo,
Agradeço o seu comentário.
Cumprimentos