Novo Edge à vista? Já existe uma nova versão misturada com Chrome na Internet.

Vêm aí novidades: já existe uma nova versão do Edge baseada no Chromium.

Neste artigo, além de mostrarmos a nova versão do Edge, que poderá bem ser a próxima versão final, iremos explicar o que é o Chromium e, finalmente, mostraremos onde baixar essa nova versão.

Microsoft Edge Chromium

Regressando uns anos…

Em 2015, quando foi lançado o Windows 10, este veio dotado de um novo navegador, o Edge, que prometia ser um navegador melhor que o anterior, o Internet Explorer.

Esta necessidade já se fazia sentir há muitos anos, pois o Internet Explorer era muito pouco usado, uma vez que os utilizadores preferiam os navegadores da concorrência.

Voltando aos dias actuais

Depois de algumas actualizações do Windows 10, o Edge começou a aceitar algumas extensões, para ficar mais personalizado à imagem da forte concorrência (Chrome e Firefox).

Mesmo assim, a Microsoft não ficou satisfeita com o seu navegador, continuou e continua o seu desenvolvimento. Desta vez, associou o Chromium ao Edge.

O que é o Chromium?

Chromium é um projecto de navegador web de código aberto no qual o Chrome, navegador da Google, se baseia no seu código-fonte.

Agora, o Edge vai ficar baseado no Chromium, no mesmo código-fonte do Chrome.

Porém, é preciso que se note que para criar o Chrome, a empresa “Google LLC” não utiliza apenas o código-fonte do Chromium, pois também adiciona muitas outras funcionalidades como a integração do Flash Player e de um leitor de PDF interno, sistema automática de actualizações conhecido por GoogleUpdate, entre outros.

Que benefícios trarão essas mudanças para o Edge?

De acordo com o site “The Verge“, o Edge vai poder contar com muitas novidades, como por exemplo, uma nova loja de extensões e assim, desenvolver-se-ão mais extensões para ajudar e melhorar a experiência de navegação com este browser. Além dessa novidade, também se espera contar com um sistema de sincronização (clique aqui para ver o que é a sincronização de navegadores) e backup dos dados dos utilizadores.

A Microsoft pretende assim, que o seu navegador seja mais rápido, mais fiável e mais utilizado, colocando-o lado a lado com os da concorrência.

Onde baixar o novo Edge?

Está tudo no fórum chinês “PCbeta”. Poderá clicar aqui para abrir a conversa. Porém o site “i-Técnico” não recomenda a instalação da nova versão, pois ainda não é a definitiva. Logo deverá trazer muitos problemas e estará muito instável.

Se mesmo assim quiser instalar o novo Edge, clique aqui e faça-o numa máquina virtual (clique aqui para ver o que é).

No entanto, se você não quiser arriscar em instalar essa versão, o canal de YouTube “Windows Central” publicou o seguinte vídeo de 15 minutos em inglês, que apresenta o navegador Edge baseado no Chromium.

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

2 Replies to “Novo Edge à vista? Já existe uma nova versão misturada com Chrome na Internet.”

  1. Ótimo, pois o Chrome está dando problemas no Windows 10, alguns sites demoram para abrir ou não abrem. Neste caso estou utilizando o Firefox como 2ª opção. Vamos ver se o Edge alavanca, pois o mesmo está se tornando um pouco lento. Abraços a Equipe i-Técnico Informática para todos pelo artigo.

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.