Aniversário Windows 10 (Parte II): Quais são as novidades da nova actualização do Primeiro aniversário?

No nosso último artigo, já deixámos algumas novidades, porém neste artigo vamos apresentar mais novidades que vão deixá-lo mais curioso!

Este update (actualização) está cheio de novidades a todos os níveis, desde a estética à segurança, passando pelo “bem-estar” do utilizador. Não perca mais tempo e venha ver connosco mais novidades, pois preparamos a continuação da lista anterior (clique aqui para ver o que já foi falado).

Windows10-NovidadesII-Aniversario

Esta nova actualização do Primeiro Aniversário do Windows 10 traz várias melhorias. Vamos ver de seguida mais algumas que merecem o nosso destaque:

  • Windows Defender

O Windows Defender (ver aqui o que é) recebeu um ícone novo na barra de tarefas, mas também ficou mais ligado ao Windows com rápidas e melhores análises, lidando mais com novas ameaças, através de exemplos que serão submetidos na Nuvem.

Depois de instalada esta nova actualização do Windows, quando o Windows Defender for aberto pela primeira vez, aparecerá esta mensagem:

Windows-Defender-novidadesSe você quiser, pode clicar na “Declaração de Privacidade” ou aqui e em “Mais informações” (site em inglês) ou aqui. Recomendamos que leia essas informações e depois clique em “Ativar“. Para fechar a mensagem de boas vindas clique em “Fechar“.

Assim que o Windows Defender finalizar alguma análise, você será agora avisado no “Centro de ação” com uma notificação.

  • Relógio/Calendário

No canto inferior direito do seu computador, o relógio também sofreu algumas alterações, além da troca de posição com o “Centro de ação” (como já foi aqui referido). Agora o Relógio também irá lembrar-lhe dos seus compromissos marcados na agenda, pois você poderá vê-los aqui. Bem pensado, não é?

Para quem usa dois monitores (telas) em expansão, ou seja, quem usar dois ecrãs (telas) ligados um ao outro, expandido assim o seu ambiente (área) de trabalho, irá notar uma pequena diferença: o Relógio/Calendário também já aparece no segundo ecrã (tela).

Relogio-calendario

  • Novas aplicações

As novas aplicações são: “Dados Wi-Fi e via Rede Móvel Pagos“, “Hub de Comentários“, “Ligar” e “Assistência Rápida“. Estas aplicações estão todas no seu menu Iniciar. Sinta-se à vontade em abrir cada uma delas para ver o que são. Iremos aqui em seguida dar uma explicação sobre aquilo que fazem.

Dados Wi-Fi e via Rede Móvel Pagos” é uma aplicação que explica ao utilizador o funcionamento da ligação de redes através do Wi-Fi ou via Rede Móvel.

O “Hub de Comentários” é a aplicação que se utiliza para fazer comentários sobre o Windows 10, criticando ou fazendo sugestões. Você poderá usar essa aplicação sempre que pretender sugerir alguma coisa para a equipa técnica da Microsoft.

Ligar” é a aplicação para usar o Miracast, ou seja, enviar via wireless ou Wi-Fi para um ecrã (tela) ou dispositivo compatível o que se está a ver na tela. Geralmente usa-se esta aplicação para enviar o que se vê em um ecrã (tela) de menores dimensões para um de maiores dimensões. A ligação utilizada para comunicação entre os dispositivos é o Wireless ou seja a sua rede Wi-Fi. Por exemplo, você está a jogar uma futebolada no seu PC com um ecrã de 19” (polegadas), chega um amigo seu e você convida-o para jogar. O ecrã (tela) do seu PC vai ficar pequeno para os dois, porém com esta tecnologia, você já pode enviar para algumas televisões inteligentes (conhecidas por Smart TV), que sejam compatíveis, você poderá ver directamente na sua TV o que estaria ver a ver no seu ecrã (tela) de computador.

Assistência Rápida” é a aplicação que permite pedir ajuda a alguém. Esta aplicação é interessante quando se está com algum problema no seu computador e queremos recorrer a um amigo, ou um técnico, para dar uma ajudinha.

  • A Microsoft encurtou o prazo para voltar para trás

Não gostou desta actualização? Agora só terá 10 dias para fazer rollback, ou seja, para voltar a versão anterior do Windows 10 ou downgrade, ou seja, voltar a versão anterior do Windows (Windows 7 ou Windows 8.1). Esse prazo era de 30 dias.

É aconselhável guardar a pasta “Windows.old”, para o caso de querer voltar para o Windows anterior. Porém se a sua intenção é ficar com o Windows 10, então você poderá apagar essa pasta e liberar algum espaço do seu disco.

Como apagar a pasta “Windows.OLD”? Clique aqui.

O artigo encontra-se dividido em 3 partes (clique naquela que desejar ver):

Parte I | Parte II | Parte III

E você gostou dessas novidades? Encontrou mais alguma? Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.