Windows 10: Saiba como actualizar para a versão mais recente
A versão actual do Windows 10 é a 21H1 e foi lançada no dia 18 de Maio de 2021. Você já actualizou o seu computador?
Veja neste artigo como actualizar o seu computador para a última versão do Windows 10.
Lançado em 2015 (ver aqui o artigo), o Windows 10 já tem várias versões e actualmente a versão mais actual é a 21H1 de Maio de 2021.
Desde 2019, a Microsoft simplificou a atribuição de nomes às actualizações do seu sistema operativo actual, passando a nomeá-las: XXH1 ou XXH2, sendo os XX referentes ao ano de lançamento, H1 ao 1.º semestre e H2 ao 2.º semestre. Logo, por exemplo, se o seu computador tiver a versão 19H1 instalada, você tem a primeira grande actualização de 2019 do Windows 10.
Veja clicando aqui as versões já lançadas desde o início.
Se for esse o seu caso, ou se tiver alguma outra versão mais antiga do Windows 10, já pode actualizar o seu computador directamente para a última versão, sem ter a necessidade de actualizar, versão a versão.
Como actualizar o seu computador para a última versão do Windows 10?
Como existem duas versões do mesmo site, uma para o português do Brasil e outra para o português de Portugal e os passos são idênticos (só alguns termos irão mudar), apresentaremos o tutorial em português do Portugal.
Para actualizar em português do Brasil, clique aqui.
Para actualizar em português de Portugal, clique aqui.
Independentemente da versão instalada do Windows 10, usando a ferramenta “Windows10upgrade” ou “Assistente de actualização do Windows 10“, você vai ficar sempre com a última actualização em vigor.
Passo # 1
Para actualizar o Windows 10, basta sacar (baixar) a aplicação e executá-la. Clique em Atualizar agora. Assim que a aplicação Windows10upgrade.exe será transferida, clique nela.
Passo # 2
Clique em Sim na janela do “Controlo da Conta de Utilizador“.
Passo # 3
Clique em Atualizar agora.
Depois o assistente irá analisar se tem todos os requisitos para depois transferir uma cópia do actualizada do sistema operativo. A seguir à transferência, o assistente vai verificá-la e, finalmente, fará a actualização.
De lembrar que, por ser um processo demorado, você pode minimizar essa janela e continuar a usar o computador. Mas tenha em atenção que, assim que o computador estiver pronto para ser actualizado, terá apenas 30 minutos para guardar o seu trabalho e tudo o que está a fazer.
De seguida, o computador irá reiniciar e começará a trabalhar nas actualizações.
Tal como explicado no último artigo, não desligue o PC (computador)!!! Pois, se o fizer, correrá o risco de perder tudo o que foi feito até aqui e, inclusive, poderá ter de formatar o computador.
Curiosidades:
Esta ferramenta já foi lançada logo nas primeiras actualizações do Windows 10, por isso, pode guardá-la para uma próxima actualização. Assim, não terá que esperar pela sua vinda no Windows Update.
A nossa actualização foi feita em base experimental, usando uma máquina virtual e o programa VMWare. Todo o processo durou cerca de 1h30.
E você, já conhecia essa ferramenta para actualizar o seu Windows 10? Já a usou? Por falar em actualizar o Windows 10, já o fez?
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.