Windows 10: Saiba como actualizar para a versão mais recente

A versão actual do Windows 10 é a 21H1 e foi lançada no dia 18 de Maio de 2021. Você já actualizou o seu computador?

Veja neste artigo como actualizar o seu computador para a última versão do Windows 10.

Windows 10

Lançado em 2015 (ver aqui o artigo), o Windows 10 já tem várias versões e actualmente a versão mais actual é a 21H1 de Maio de 2021.

Desde 2019, a Microsoft simplificou a atribuição de nomes às actualizações do seu sistema operativo actual, passando a nomeá-las: XXH1 ou XXH2, sendo os XX referentes ao ano de lançamento, H1 ao 1.º semestre e H2 ao 2.º semestre. Logo, por exemplo, se o seu computador tiver a versão 19H1 instalada, você tem a primeira grande actualização de 2019 do Windows 10.

Veja clicando aqui as versões já lançadas desde o início.

Se for esse o seu caso, ou se tiver alguma outra versão mais antiga do Windows 10, já pode actualizar o seu computador directamente para a última versão, sem ter a necessidade de actualizar, versão a versão.

Como actualizar o seu computador para a última versão do Windows 10?

Como existem duas versões do mesmo site, uma para o português do Brasil e outra para o português de Portugal e os passos são idênticos (só alguns termos irão mudar), apresentaremos o tutorial em português do Portugal.

Para actualizar em português do Brasil, clique aqui.

Para actualizar em português de Portugal, clique aqui.

Independentemente da versão instalada do Windows 10, usando a ferramenta “Windows10upgrade” ou “Assistente de actualização do Windows 10“, você vai ficar sempre com a última actualização em vigor.

Passo # 1

Para actualizar o Windows 10, basta sacar (baixar) a aplicação e executá-la. Clique em Atualizar agora. Assim que a aplicação Windows10upgrade.exe será transferida, clique nela.

Actualizar o Windows 10 com ferramenta Windows10upgrade 001

Passo # 2

Clique em Sim na janela do “Controlo da Conta de Utilizador“.

Actualizar o Windows 10 com ferramenta Windows10upgrade 002

Passo # 3

Clique em Atualizar agora.

Actualizar o Windows 10 com ferramenta Windows10upgrade 003

Depois o assistente irá analisar se tem todos os requisitos para depois transferir uma cópia do actualizada do sistema operativo. A seguir à transferência, o assistente vai verificá-la e, finalmente, fará a actualização.

De lembrar que, por ser um processo demorado, você pode minimizar essa janela e continuar a usar o computador. Mas tenha em atenção que, assim que o computador estiver pronto para ser actualizado, terá apenas 30 minutos para guardar o seu trabalho e tudo o que está a fazer.

De seguida, o computador irá reiniciar e começará a trabalhar nas actualizações.

Tal como explicado no último artigo, não desligue o PC (computador)!!! Pois, se o fizer, correrá o risco de perder tudo o que foi feito até aqui e, inclusive, poderá ter de formatar o computador.

 

Curiosidades:

Esta ferramenta já foi lançada logo nas primeiras actualizações do Windows 10, por isso, pode guardá-la para uma próxima actualização. Assim, não terá que esperar pela sua vinda no Windows Update.

A nossa actualização foi feita em base experimental, usando uma máquina virtual e o programa VMWare. Todo o processo durou cerca de 1h30.

E você, já conhecia essa ferramenta para actualizar o seu Windows 10? Já a usou? Por falar em actualizar o Windows 10, já o fez?

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.