REDES SOCIAIS : O que são e para que servem?

Certamente você já conhece o Facebook e sabe que o Facebook é uma das Redes Sociais. Mas você sabe o que é uma Rede Social?

Neste artigo, você vai ver o que é uma Rede Social e para que serve.

Redes Sociais

Antigamente, para se conviver ou discutir projectos, era comum reunir-se em casas, festas ou até empresas. Claro que, hoje em dia, isso não deixou de existir, porém, com o surgimento da Internet, vieram as Redes Sociais.

Mas o que são as Redes Sociais?

Quando se fala em Redes Sociais, pensamos logo em sites como Facebook, Instagram, Google Plus, Twitter, LinkedIn e outras. Porém, a ideia da socialização surgiu bem antes da internet. O conceito de se reunir e interagir sempre existiu no ser humano.

A sociabilização ampliou-se a nível mundial! Portanto as Redes Sociais tornaram-se estruturas compostas por pessoas ou organizações. São ligadas por um ou vários tipos de relações que partilham valores e objetivos comuns.

Através do mundo virtual, as redes sociais beneficiam-se de sites e aplicativos. Têm a intenção de fazer com que pessoas de todos os lugares se conectem. Surgem assim novos vínculos sociais, como por exemplo, entre outros, os profissionais e de relacionamentos, abrindo-se para a interacção e também para anúncios e vendas de produtos ou de serviços através da Internet.

São então criados perfis nas Redes Sociais, onde os utilizadores poderão controlar o que colocam nesses perfis, a sua privacidade, as amizades que querem ter, as informações que querem receber, etc. Além disso, criou-se a possibilidade de as pessoas comunicarem-se com o mundo inteiro.

Que postura devo ter numa Rede Social?

De acordo com a jornalista Claudia Matarazzo, no seu livro “Net.com.classe”, alerta para a necessidade de se adoptar (adotar) uma boa conduta também no mundo virtual, uma vez que esse ocupa um espaço cada vez maior nas nossas vidas, tanto na vertente (campo) pessoal, quanto na profissional.

Leia mais:  Aos nossos soldados da paz... uma homenagem

“É fundamental que as pessoas levem a etiqueta convencional para o mundo virtual. Ou melhor dizendo, levarmos o respeito e a boa educação para as redes, é a melhor maneira de se relacionar.”

“Se alguém bater na porta da sua casa, você poderá fazer a escolha de abrir ou não a porta. Nas Redes Sociais é a mesma coisa, sem perder a educação, poderá escolher quem adicionar no seu perfil.”

Portanto, apesar do perfil nos pertencer, lembre-se que as nossas ações, o que somos e como vivemos, são refletidos nas Redes Sociais. Contudo, é essencial manter a educação e o bom senso.

Alguns pontos a ter em consideração:

Já falámos em perigos nas redes sociais (clique aqui para saber mais), mas é necessário levar em consideração alguns pontos:

Marcação de contactos em fotografias

– Antes de marcar ou colocar a foto de algum(a) amigo(a) ou parente onde eles aparecem, ou até marcar nomes de pessoas nas fotos, é bom pedir permissão a essa(s) pessoa(s). Afinal, mesmo parecendo exagero, o que é bom para si, poderá não ser para o outro. Sem perguntar, também não se saberá se a outra pessoa vai querer expor-se, ou vai gostar de se ver em tal situação.

– É importante saber que publicar fotografias no Facebook sem autorização do fotografado é crime, mesmo que as imagens tenham sido obtidas com consentimento. (clique aqui para ler a notícia do Jornal “Público”)

Comentários

– Evite dar recado, ou chamar atenção de alguém, ou falar de algo pessoal. Sempre que quiser fazer isso, faça por mensagem privada. Nunca faça isso num comentário de um post (publicação). Além de expor a pessoa, também poderá envergonhá-la ou humilhá-la.

Leia mais:  A Educação e a Informática

Notícias

– Cuidado ao partilhar vídeos, fotos e textos que não seja da sua autoria! Verifique sempre se há veracidade, principalmente em notícias. Evite também de enviar muitas informações repetidas. Embora o perfil de cada um seja pessoal, ter bom senso é muito importante.

Correntes e jogos

– Também tenha bom senso ao mandar correntes, fotos, campanhas, imagens, por mensagem. Além da probabilidade de passar vírus, isso também se torna incómodo e você estará a encher a caixa de mensagem do seu (da sua) amigo(a). Se desconfia que apanhou algum vírus, usando o Facebook, clique aqui para ver como se livrar do vírus.

– Não envie convites para jogos antes de saber se o seu (a sua) amigo(a) quer ou está interessado em jogar, cada um tem a sua preferência. A não ser que o seu (a sua) amigo(a) jogue o mesmo jogo.

Opiniões pessoais e bom senso

– Apesar de em algumas situações serem difíceis, é importante ter cuidado ao expor opiniões pessoais, especilamente sobre assuntos polémicos, se formos mal-educados poderemos ser mal vistos. Cada um tem a sua opinião e devemos respeitar a opinião um do outro.

Concluindo

Se soubermos utilizá-las de forma correcta, as Redes Sociais são úteis e boas. Tendo alguns cuidados, poderemos manter os nossos perfis das Redes Sociais mais seguros, mais confiáveis e com uma boa convivência.

»»» Já é nosso seguidor nas Redes Sociais? Clique aqui para saber onde estamos. «««

E você, qual é a sua posição em relação às Redes Sociais? Acha isso útil? Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.