Coronavírus está a afectar o mundo tecnológico.

MWC20 já foi cancelado, empresas tecnológicas cancelaram viagens, etc.

Qual é o impacto que o Coronavírus está a causar no mundo da Tecnologia?

Coronavírus e o vírus informático (malware)

O Coronavírus, um vírus que apareceu no início deste ano na China, está a dar o que falar. Com o objectivo de pôr em quarantena e curar as pessoas infectadas, em menos de duas semanas, a China construiu dois hospitais na cidade Wuhan, onde se situa o epicentro da epidemia. O primeiro foi o Hospital Huoshenshan (clique aqui para abrir o artigo) e o segundo foi o Hospital Leishenshan (clique aqui para abrir o artigo).

Embora a Samsung tenha apresentado, no dia 11 de Fevereiro, os seus novos smartphones Galaxy S20 e o Z Flip (clique aqui para ver o artigo), o facto de o Coronavírus já ter causado 1.775 mortes de acordo com o “Observador” está a transtornar o mundo da Tecnologia.

Mobile World Congress ou MWC20 (Barcelona)

Mobile World Congress é uma feira de telecomunicações que decorre anualmente em Barcelona (clique aqui para saber mais). Este ano, com datas marcadas para 24 a 27 de Fevereiro, muitas empresas já cancelaram a sua presença.

Segundo a Reuters, no passado dia 7 de Fevereiro, a empresa sueca Ericsson anunciou que não iria participar do MWC20.

A edição deste ano também não irá contar com empresas como a ZTE, NVIDIA e LG Electronics, que cancelaram a sua participação na maior feira mobile.

Outras empresas também já tinham anunciado que não iriam estar presentes, como a Amazon, AT&T, Facebook, HMD Global, Intel, MediaTek, Nokia, Sony, Sprint, TCL e VIVO.

Depois da desistência dessas empresas, o MWC20 foi cancelado.

Encerramento de estabelecimentos

A Apple e a Google já fecharam temporariamente os seus escritórios na China, enquanto o Facebook, LG e Microsoft estão a anular viagens dos seus funcionários.

A Xiaomi também já confirmou que fechou por uma semana as lojas da China.

As ferramentas desenvolvidas para vigilância do vírus

O Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas da Universidade Johns Hopkins, de Baltimore (EUA), desenvolveu um mapa dinâmico, que mostra em tempo real a evolução do coronavírus pelo mundo. Clique aqui para abrir esse mapa.

Coronavirus COVID-19 Global Cases by Johns Hopkins CSSE

É possível acompanhar o número de casos de infecção e mortes causadas pela doença, com a localização exacta dos registos.

Coronavirus também está a infectar computadores!

Com a suposta intenção de informar os internautas, existem ficheiros (arquivos) infectados com malware a circular na Internet. Estes ficheiros (arquivos) são criados para roubar dados dos utilizadores.

Por isso, todo o cuidado é pouco! Se receber algum vídeo, documento ou qualquer outro tipo de ficheiro e/ou links suspeitos relacionados com o Coronavírus, tenha cuidado. Pode ser um golpe! Pergunte sempre a quem lhe enviou se realmente o material é de confiança.

Além disso, segundo a Kaspersky, no Brasil está a circular um malware escondido em um falso vídeo sobre a construção de um hospital chinês (clique aqui para ler a notícia completa em português).

Para evitar ser vítima, a Kaspersky recomenda:

  • Evite links suspeitos, prometendo conteúdo exclusivo. Consulte fontes oficiais para obter informações confiáveis e legítimas;
  • Veja sempre a extensão do ficheiro (arquivo) a baixar. Os documentos e ficheiros (arquivos) de vídeo não devem conter os formatos .exe .lnk ou .msi.

Como vemos, um vírus humano pode ser transformado num vírus informático com o objectivo de se alastrar em computadores, provocar danos e causar pânico.

Tenha sempre o seu antivírus e o sistema operativo actualizados e mantenha-se vigilante!

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".