Emails falsos querendo fazer-se passar por uma notificação de Facebook
Há dias, verifiquei na minha caixa de e-mails do Gmail, o conteúdo SPAM que lá continha e reparei que vinha um e-mail mesmo parecido com as notificações do Facebook que recebemos por e-mail. Vamos ver?
Eu, pessoalmente, não tenho medo de abrir qualquer e-mail. Sempre aprendi a ter cuidado no seu conteúdo. Porém hoje em dia com a facilidade que os servidores de e-mails nos oferecem, é aconselhável o leitor não abrir esses e-mails e colocá-los na pasta SPAM ou mesmo apagá-los.
No Gmail, o filtro SPAM é muito mais rígido que em qualquer outro e-mail da concorrência. Mas nem tudo é claro como água. Por vezes, temos de recorrer ao nosso senso comum. Por mais que o Gmail seja seguro, não há mais seguro que os nossos próprios actos. Por isso, recomendo a todos os leitores que vejam correio que, à partida, não tenha sido enviado por alguém que conheça (ou seja, por uma fonte segura), coloquem-no na pasta SPAM ou identifiquem-no como SPAM ou correio não desejado. Por via das dúvidas, esta é a melhor maneira de nos prevenir.
Neste caso, recebi alguns e-mails tentando imitar as notificações do Facebook. Vejamos dois exemplos:
O email vem em inglês, mesmo que tenhamos o nosso perfil em português. Logo aí, podemos começar a desconfiar, pois o Facebook respeita a língua que usamos e envia-nos os e-mails na língua que temos configurado.
A primeira coisa que nos salta à vista, com o auxílio da ferramenta “WOT – Web Of Trust” já falada (clique aqui), é ver que todos os links estão assinalados com uma bola vermelha, ou seja, não são de confiança. E quem não tiver esta ferramenta instalada… como poderá o leitor certificar-se que se trata ou não de um e-mail falso? Tal como já referi, maior parte das vezes, vai do nosso senso comum. Mas podemos ver primeiro o remetente.
Neste caso reparamos que o que vem a seguir ao @ (arroba) deveria ser facebook.com e não é. Essa parte do email é denominada por domínio (em inglês domain). Logo se não veio do Facebook, esse e-mail só pode ser fraudulento e tem de ser considerado SPAM, ou seja, correio electrónico não desejado.
Há outros e-mails SPAM quem também tentam fazer-se passar por correio vindo do Facebook, como este por exemplo, desta vez vindo directamente do Departamento de Informática da Facebook o que dá para desconfiar.
Estes emails utilizam links todos eles falsos, na sua maioria para hackear (roubar) as contas de e-mails dos utilizadores que, pela sua boa fé e, infelizmente, ignorância de tais actos, vão clicando no sítio errado.
Todos esses emails têm a mesma aparência que as notificações do Facebook que recebemos no nosso correio electrónico. Cabe ao leitor de identificar o remetente e saber se deve ou não abrir o email. Por via das dúvidas, tratando-se de uma notificação, o leitor também será notificado no próprio Facebook. Se não foi, é porque o correio que recebeu é SPAM.
Recomendação
Esta recomendação é básica mas evita muitos problemas.
Aconselho a todos os leitores não abrirem e-mails de remetentes que não conhecem. Caso o fizerem, deverão apenas clicar em links do seu conteúdo se verificar que conhece mesmo o seu remetente.
E você, já recebeu e-mails parecidos? Deixe-nos o seu comentário.
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É de facto um grande alerta para os mais descuidados, assim como eu.
Deveriam passar mais avisos desses na comunicação social. Porque é que os nossos canais de TV não passam notícias assim desse tipo a avisar as pessoas dessas fraudes?
Obrigado Rui pelo esclarecimento. A partir de agora, vou ter mais cuidado quando abrir um e-mail.
Há possibilidade de mandar todos esses e-mails directamente para o lixo ou para o SPAM?
Olá Ana.
Obrigado pelo comentário.
Em relação à sua pergunta, é possível mandar esses e-mails directamente para o lixo ou para o SPAM (correio não desejado).
Usando o computador, no Gmail, se receber algum e-mail na sua caixa de entrada e se considerar que este é SPAM, basta clicar em cima do e-mail e, sem soltar o botão esquerdo do rato, arrastar para a caixa de SPAM. A partir desse momento, esse e-mail será considerado SPAM. Se voltar a receber algum e-mail desse remetente, creio que será automaticamente reconhecido como SPAM.
Existe um outro método para colocar o e-mail como SPAM no Gmail. Na caixa de entrada, clique no quadrado (primeira coluna) para seleccionar o e-mail e clique depois no sinal com um ponto de exclamação. Esse sinal fica entre a barra de pesquisa e os e-mails recebidos.
Se desejar colocar no lixo, em vez de denunciar como SPAM, basta clicar no caixote do lixo que aparece logo ao lado desse sinal do SPAM, ou então arrastar o e-mail para o lixo (que fica do lado esquerdo do Gmail).
Espero assim ter respondido à sua dúvida.
Cumprimentos