Quinta-feira, Junho 20, 2024
Curiosidades

EXPO 98: Foi há 25 anos, você lembra-se?

A Expo 98 foi há 25 anos! Lisboa fez história. Saiba que feira foi essa.

Expo 98

A Expo 98 foi um evento histórico que marcou o ano de 1998 em Portugal e no mundo. Foi uma exposição internacional que celebrou os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses e homenageou os oceanos como fonte de vida e de cultura. A Expo 98 aconteceu em Lisboa, na zona oriental da cidade, junto ao rio Tejo, entre 22 de maio e 30 de setembro. Foi a maior exposição cultural e temática já realizada em Portugal, com a participação de 143 países e organizações internacionais.

Mas como surgiu a ideia de organizar uma exposição mundial em Portugal?

Tudo começou em 1989, quando António Mega Ferreira e Vasco Graça Moura, que estavam à frente da comissão para as comemorações dos 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, propuseram ao governo a candidatura de Lisboa ao Bureau International d’Expositions (BIE), o órgão responsável pela atribuição das exposições mundiais. Em 1992, Lisboa venceu a concorrência de Toronto, no Canadá, e foi escolhida como sede da exposição internacional de 1998.

Para tornar o evento auto-sustentável, foi criada uma empresa estatal, a Parque Expo, que ficou encarregada de construir o recinto da exposição e de vender os terrenos adjacentes para fins residenciais e comerciais. O local escolhido foi uma antiga zona industrial e portuária, que foi totalmente renovada e transformada num parque urbano moderno e atrativo. Foram construídos diversos pavilhões temáticos, alguns dos quais ainda permanecem ao serviço dos habitantes e visitantes, como o Oceanário (o maior aquário do mundo na época), o Pavilhão Atlântico (uma arena multiusos) e a Estação do Oriente (um complexo de transportes desenhado pelo arquiteto Santiago Calatrava).

Expo 98 - Gil, a mascote
Expo 98 – Gil, a mascote

Expo 98 em números

A Expo 98 foi um sucesso de público e de crítica. Atraiu cerca de 11 milhões de visitantes em 132 dias, superando as expectativas iniciais. Além dos pavilhões nacionais e internacionais, que mostraram as diferentes culturas e realidades ligadas aos oceanos, a Expo 98 ofereceu também uma vasta programação cultural, com cerca de 5000 eventos musicais, teatrais, cinematográficos e artísticos. A Expo 98 foi também um exemplo de inovação tecnológica, ao utilizar ferramentas de design assistido por computador (CAD) para grandes projetos de arquitetura, engenharia e construção.

Expo 98 e o seu legado

A Expo 98 deixou um legado importante para Lisboa e para Portugal. Além de ter revitalizado uma zona da cidade que estava abandonada e poluída, contribuiu para valorizar a imagem do país no exterior e para sensibilizar as pessoas para a preservação dos oceanos e da biodiversidade marinha. O Parque das Nações, como ficou conhecido o local da exposição após o seu encerramento, é hoje uma das áreas mais dinâmicas e procuradas da cidade, com espaços verdes, culturais, comerciais e residenciais.

A Expo 98 foi, sem dúvida, um marco na história de Portugal e do mundo, uma celebração dos feitos do passado e uma projeção dos desafios do futuro. Foi uma oportunidade única de conhecer outras culturas e de partilhar experiências. Foi uma festa dos oceanos e da vida.

Quem teve a oportunidade de ir a essa feira, já deve ter mais de 30 anos agora em 2023. E você chegou a conhecer essa Exposição? Deixe-nos o seu comentário.

 

Texto produzido pela IA (Inteligência Artificial) Bing Chat, com a seguinte “prompt“: “Quero fazer um artigo sobre o Expo 98, explicar como foi criado, onde e quem teve a ideia. Também quero informar quantas visitas teve. O artigo deve ter 500 a 1000 palavras.”  Apenas escrevi o último parágrafo, os títulos e esta nota.

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.