Facebook: Veja como vai ser o site do Facebook. Saiba como mudar para a nova versão.

O Facebook mandou-nos o convite para aderir à nova versão do site.

Sim, é verdade. O Facebook está a mudar o visual do seu site.

Vamos, neste artigo, explicar tudo: como é o novo visual, como activar o novo visual e como regressar ao antigo.

Facebook - Novo Site 001

O Facebook é a maior rede social, criada por Mark Zuckerberg em 2004. Passados 16 anos, o site ganha novo visual. Contudo, há alguns meses que a nova aparência está em testes, por isso muitos utilizadores já devem estar familiarizados com esse novo design.

Na verdade, o meu próprio perfil já mostrava que existiam mudanças, por exemplo, os perfis (meu e de qualquer pessoa) tinham a nova aparência. No entanto, só nesta semana é que realmente, recebi uma notificação de que eu estava convidado para experimentar o novo site Facebook, que se chama “The New Facebook” (o novo Facebook) e também conhecido por FB5.  Então é isso que decidi fazer para ver as diferenças e apresentar-vos neste artigo.

As imagens usadas são as que foram facultadas pelo Facebook, à excepção das duas últimas que são reproduções nossas.

O Novo site do Facebook

Existem sérias mudanças, umas que são boas e outras que ainda estão por “afinar”, ou seja, ainda não estão disponíveis na nova versão. Por enquanto, não se sabe quando é que o novo site vai ficar a funcionar sem problemas de adaptação, nem quando irá ser disponibilizado para o público em geral.

Confira a imagem do novo site. Comecemos pelo Feed de notícias. Aqui, podemos ver que o Facebook ganhou novo logotipo arredondado com um azul mais claro. O novo site tem menos uma coluna (actualmente): os patrocínios sumiram (ao menos por enquanto). Assim passa a ter apenas 3 colunas.

Facebook - Novo Site 001

O Marketplace, onde se colocam anúncios para vender os nossos produtos, também mudou de aspecto. Confira:

Facebook - Novo Marketplace

Os perfis dos utilizadores (usuários) estão diferentes e têm um aspecto mais simples com texto maior. Ora veja:

Facebook - Novo PerfilUma outra novidade é o modo escuro. Assim, reduzindo o brilho, em espaços fechados você poderá descansar os olhos.

Facebook - Modo escuroAs fotos e os vídeos vão ser mostrados em ecrã (tela) completo. As stories (histórias) também vão ser mostradas da mesma forma. Clique aqui para ver as stories.

Facebook - Stories (Histórias)Quando vai ser lançado o “The New Facebook”?

No final de 2019, o Facebook começou a lançar o “Novo Facebook” para smartphones. No entanto, só no final de Março de 2020, é que o Facebook deixou experimentar a alguns utilizadores de desktop (site para computador).

Como referido no início do artigo, ainda não se sabe quando todos os utilizadores irão ter esse novo visual do Facebook.

Como activar o “Novo Facebook”?

Se você gostou das novidades, já deve estar curioso em saber como activá-lo. Certo? Então vamos ver como activar no seu computador. Se você não gostar, poderá voltar atrás e ficar com a aparência antiga que ainda está em vigor. Por isso, não custa tentar!

Abra o menu “Definições” (Configurações) e clique onde diz “Mudar para o novo Facebook” (ou “Alternar para novo Facebook”).

Facebook - Novo Site - Como activarPara voltar à versão clássica do Facebook, a que está actualmente em vigor, é simples. Clique em “Definições” (ou “Configurações”) e no item com a seta para a esquerda “Mudar para a versão clássica do Facebook“. Confira na seguinte imagem:

Facebook - Novo Site - Como desactivarAo voltar para a versão clássica do Facebook, abre-se uma janela onde é pedida a opinião do utilizador, se gostou ou não e em que poderá ser melhorado.

Nossa opinião:

Pareceu-me que o Facebook está no caminho certo. O site está mais rápido, as imagens demoram menos tempo a carregar e o visual está mais amplo.

De salientar que este novo look do site está ainda a ser desenvolvido, pelo que poderá ser apresentado de diferentes maneiras de um utilizador (usuário) para outro. De certo que, tal como eu, você irá notar que ainda faltam algumas coisas. Daí que existe ainda aquela função para voltar ao Facebook clássico.

voilà. Esperamos que tenha gostado da apresentação do novo visual do Facebook. Não se esqueça de partilhar o artigo e subscrever as nossas redes sociais, pois assim você irá receber em primeira mãos as nossas novidades.

E você, gostou das novidades do site do Facebook? Vai mudar para o novo visual? Deixe o seu comentário e diga-nos a sua opinião.

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

3 Replies to “Facebook: Veja como vai ser o site do Facebook. Saiba como mudar para a nova versão.”

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.