Meteorito (bólide) atravessou Portugal e Espanha. Veja os vídeos!
Na noite de 18 para 19 de Maio de 2024, Portugal foi surpreendido pelo clarão que rasgou os céus. Era um meteorito.
Não é todos os dias que vemos uma luz de noite rasgando o céu. Esse fenómeno aconteceu no passado dia 18 de Maio de 2024, por volta das 23h50. Durou apenas uns 12 segundos, mas muitas pessoas conseguiram apanhar o momento da passagem do “bólide”.
O bólide passou a uns 45 quilómetros por segundo (km/s), o equivalente a 162.000 quilómetros por hora (km/h).
O que é um meteorito?
Um meteorito é um pedaço sólido de material do espaço que sobrevive à sua passagem pela atmosfera terrestre e impacta a superfície da Terra.
Quando um objecto desses entra na atmosfera terrestre, aquece-se e desintegra-se devido ao atrito com o ar. A maioria desses objectos desintegram-se completamente e forma o que vemos como “estrelas cadentes”. Esses objectos são chamados de “meteoroides”. Quando são grandes e densos o suficiente para sobreviver à viagem pela atmosfera e atingir a superfície da Terra, nesse momento tornam-se “meteoritos”.
Qual a diferença entre um meteorito e um bólide?
Um “bólide” é um meteoro excepcionalmente brilhante, com magnitude aparente igual ou superior a-14, o que significa que é pelo menos 100 vezes mais brilhante que a Lua cheia. Em alguns casos, podem até mesmo deixar fragmentos que caem na superfície do nosso planeta como meteoritos.
Vídeos que circulam nas redes sociais
São muitos os vídeos que circulam nas redes sociais. Deixamos aqui alguns.
Em conclusão, vemos que foi um fenómeno visto por muitas pessoas e foi notícia pelo mundo inteiro.
E você, conte-nos o que achou deste acontecimento. Você presenciou o momento da passagem do bólide? Deixe-nos o seu comentário e não se esqueça de seguir o “i-Técnico” nas redes sociais. O seu apoio é fundamental para nós, por isso partilhe este artigo se gostar dele.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.