Widgets: O que são e para que servem? Saiba tudo neste artigo.

Você sabia que existem apps que podem ter atalhos no ecrã (tela) inicial do seu Android? Esses atalhos chamam-se Widgets.

Mas o que são os widgets e para que servem? Neste artigo, iremos ver o que são, qual a sua utilidade e explicaremos também como colocar no ecrã (tela) inicial do smartphone ou tablet Android.

Widgets: O que são e para que servem?

Desbloquear o ecrã (tela) do smartphone e ver logo informações que queremos ter à mão, é uma das vantagens do sistema operativo Android e podemos ter isso graças aos widgets de apps.

O que são widgets?

Os widgets são mini-programas que são executados directamente no ecrã (tela) inicial de um dispositivo Android. Eles são instalados com as apps que você instalar no seu smartphone ou tablet.

Os próprios aplicativos (apps) do sistema operativo Android trazem já widgets disponíveis para personalizar o ecrã (tela) inicial.

Para que servem?

Os widgets servem para você ter toda a informação directamente no ecrã (tela) inicial.

Por exemplo, a app “relógio” tem o widget dos alarmes (despertadores), que você pode colocar no ecrã inicial, para ter assim acesso directo aos alarmes, activá-los ou desactivá-los apenas um toque. Esse exemplo poderá economizar a bateria do dispositivo.

Existem outros widgets que poderão não ser tão poupadinhos. São os que recorrem à actualização periodicamente de dados, usando a Internet para obter esses dados, por Wi-Fi ou por dados móveis. Como exemplo, temos os widgets de tempo (meteorologia) que vão sendo actualizados periodicamente e podem recorrer à sua localização definida por GPS, tendo que ficar com os dados móveis ou Wi-Fi ligados e a função GPS activada.

Widgets Samsung
(Clique na imagem para ver em tamanho maior).

Como colocar no ecrã inicial?

Dada a variedade de marcas e modelos de smartphones e tablets com Android, não poderemos explicar aqui para todos os modelos. Mas podemos deixar uma explicação breve e generalizada.

Veja na gaveta das apps (onde estão todas as apps), deverá existir um separador “Widget”. Nesse separador, encontrará todos os widgets associados às respectivas aplicações.

Clique em um dos widgets e sem soltar espere que apareça o ecrã (tela) inicial do seu dispositivo. Agora solte o widget onde você quiser.

Em alguns launchers (ver aqui o que são), poderá ser pedido uma permissão para colocar widgets.

Existem widgets que podem ser personalizados ao nível do tamanho, ou seja, redimensioná-los do tamanho que você quiser.

E você, já usava esses widgets? Diga-nos quais são comentando o artigo.

 

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.